Criança leva cocaína para escola achando que era doce; polícia investiga caso
gazetadevarginhasi
24 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) solicitou a prisão do pai de uma menina de quatro anos que levou cocaína para a Escola Municipal Professora Mariana Silva Guimarães, em Itamonte, no Sul de Minas. A criança teria confundido a droga com doce e a compartilhado com os colegas de classe, sendo que pelo menos um deles colocou a substância na boca.
O caso ocorreu na última sexta-feira (21/3) e mobilizou a Polícia Civil (PCMG), que confirmou por perícia que o material encontrado era cocaína. A sala de aula, que possui 18 alunos, precisou ser isolada e, durante nova vistoria na segunda-feira (24/3), mais um papelote da droga foi encontrado no local.
Investigação e operação policial
De acordo com a delegada Camila Pacheco, uma criança relatou à professora ter experimentado o pó branco e sentido um gosto amargo. O alerta levou à identificação da aluna que trouxe a substância para a escola. A mochila da menina foi revistada e 16 papelotes foram encontrados, alguns já abertos.
A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram acionados, e as crianças da turma foram encaminhadas para avaliação médica na Casa de Caridade de Itamonte. Nenhuma delas apresentou sinais de intoxicação. A prefeitura também disponibilizou exames para detectar possível consumo da droga, com 15 responsáveis autorizando a testagem. Dos resultados, 13 foram negativos e dois inconclusivos.
A menina revelou aos policiais que a substância pertencia ao pai, que não foi localizado até o momento. A Polícia Civil aguarda a expedição do mandado de prisão contra ele, que é investigado por tráfico de drogas.
Após o episódio, a PM realizou uma operação para combater o tráfico na cidade e monitorar possíveis comparsas do suspeito. Durante a ação, um jovem de 21 anos foi preso, e foram apreendidos 300 papelotes de cocaína, 28 pinos da droga, seis tabletes de maconha, dois celulares e materiais para embalagem de entorpecentes.
Apoio às crianças e famílias
A prefeitura de Itamonte ofereceu suporte psicológico às crianças e seus familiares, promovendo uma reunião com a participação do prefeito, do secretário de educação, do procurador municipal e da polícia.
As aulas na escola seguiram normalmente, com os alunos sendo transferidos para outra sala, onde realizam atividades complementares.
Commenti