top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Dólar varia após atingir mínima devido a tarifas e conflito na Ucrânia; Ibovespa tem alta.

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de fev.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O dólar à vista apresentava oscilações moderadas nesta segunda-feira (17), com investidores em busca de estímulos em um dia de poucos dados econômicos e mercados fechados nos EUA devido ao feriado do Dia dos Presidentes. O foco ainda estava voltado para os planos tarifários de Donald Trump.

Às 13h21, o dólar à vista subia 0,08%, sendo negociado a R$ 5,7091 na venda. Na sexta-feira (14), a moeda havia encerrado com queda de 1,22%, a R$ 5,6974 — o valor de fechamento mais baixo desde 7 de novembro de 2024.
No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançava 0,93%, atingindo 129.412,35 pontos.

Contexto internacional Nesta semana, a atenção se volta para o encontro entre autoridades dos EUA e da Rússia, que acontecerá na Arábia Saudita. Ambas as partes expressaram o compromisso de restaurar os laços diplomáticos e buscar uma solução para o conflito na Ucrânia, após quase três anos desde a invasão russa. As conversas entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler russo, Sergei Lavrov, estão previstas para começar na terça-feira, em Riade.

A guerra na Ucrânia continua a influenciar as decisões dos investidores, principalmente devido ao impacto nos preços de commodities, como grãos e petróleo.

Os investidores também aguardam novas informações sobre os planos tarifários de Trump, depois de ele ter instruído sua equipe econômica, na semana passada, a revisar as tarifas e barreiras comerciais impostas aos produtos dos EUA, o que poderia resultar em tarifas recíprocas.

Nos últimos dias, contudo, os mercados têm mostrado um alívio com a questão, com a percepção de que as ameaças tarifárias de Trump, que poderiam gerar impactos inflacionários, são mais uma estratégia de negociação do que uma ação concreta.

“Hoje é feriado nos EUA, então o volume de negócios está reduzido. O mercado externo não deve influenciar o câmbio, como tem acontecido com frequência. O pregão de hoje provavelmente não servirá como parâmetro para as expectativas da semana”, afirmou Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital.
O índice do dólar, que mede o desempenho da moeda americana em relação a uma cesta de seis divisas, subia 0,05%, a 106,840.

Cenário doméstico Dados divulgados pelo Banco Central nesta manhã mostraram que a economia brasileira terminou 2024 com crescimento de 3,8%, apesar de uma contração maior do que o esperado em dezembro, o que indicou uma desaceleração no quarto trimestre, conforme previsto.

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu mais do que o esperado em fevereiro, avançando 0,87%, após uma alta de 0,53% no mês anterior, com destaque para a pressão dos preços do café, tanto no atacado quanto no varejo, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na pesquisa semanal Focus do Banco Central, que coleta as expectativas do mercado sobre indicadores econômicos, os analistas passaram a prever uma inflação mais alta ao final de 2025 e 2026.

A expectativa para o IPCA ao final de 2025 passou para 5,60%, em comparação com 5,58% na pesquisa anterior. Para 2026, a projeção de inflação aumentou para 4,35%, de 4,30% na pesquisa anterior.

Fonte:Cnn

コメント


Gazeta de Varginha

bottom of page