Debate sobre Águas lota a Câmara Municipal de Varginha e gera repercussão nas redes sociais
Na última terça-feira, dia 04 de junho, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Coletivo rio Verde VIVO promoveu a continuidade do debate regional sobre a relação das cidades sul mineiras com as suas águas, em especial na bacia do rio Verde. O encontro lotou a Câmara Municipal de Varginha e movimentou as redes sociais durante a transmissão ao vivo. O evento abordou atualizações sobre perspectivas e riscos que envolvem os corpos hídricos que viabilizam a vida em trinta e uma cidades da região e atinge diretamente mais de 500 mil sul mineiros.
O Governo Federal esteve presente no Debate Regional, através da participação por vídeo de Wilson Melo, atual coordenador geral de recursos hídricos do Ministério de Minas e Energia. Outras contribuições vieram de dezenas de entidades públicas e privadas de todo o Sul de Minas.
Em um momento em que a sociedade acompanha os impactos das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul, o objetivo deste novo debate regional foi fomentar a avaliação dos avanços desde o primeiro evento que ocorreu em junho de 2019 em Varginha e meses depois, com a realização da segunda edição na Câmara Municipal de Três Corações.
Como resultado do encontro, vai ser gerado um novo Dossiê com a síntese das falas, encaminhamentos e compromissos gerados durante o Debate Regional. A transmissão ao vivo do evento, com duração de quatro horas, já está disponível na página do Coletivo rio Verde VIVO no Facebook.
PARTICIPARAM COM FALAS DURANTE O DEBATE REGIONAL
Além dos membros do Coletivo rio Verde VIVO e do representante do Ministério de Minas e Energia já mencionado anteriormente, também contribuiram ao debate: COPASA, PCH Boa Vista 2 (CPFL Renováveis), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde (GD4 - CBH do Rio Verde), Prefeito Municipal de São Sebastião do Rio Verde, Vereador representando a Câmara Municipal de Itanhandu, três ex-candidatos a Prefeito de Varginha, Superintendência Estadual de Saúde (SRS), UNIFEI de Itajubá representando pela startup Asthon, Agenda 21 de Varginha, OAB Ambiental e SENAR Minas (Sistema FAEMG).
SOBRE O COLETIVO RIO VERDE VIVO
O Coletivo é um movimento que nasceu em 2016 com o intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do rio Verde no Sul de Minas Gerais. A mobilização se iniciou em um momento relevante, durante o processo de licenciamento ambiental e a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), a Boa Vista 2 em Varginha e também por ocasião da discussão no município do novo contrato de programa de concessão de água e esgoto com a Copasa. Atualmente o Coletivo também auxilia nas causas preservacionistas na bacia do rio Sapucaí.
Comentários