top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Dengue em MG: mais de 12 mil casos confirmados em uma semana

Minas Gerais já se encontra em estado de emergência de saúde pública causada pela escalada de casos de dengue e chikungunya registradas nas primeiras semanas de janeiro.



Em apenas uma semana, os casos positivos de dengue em Minas Gerais apresentaram um aumento significativo de quase 55%, revela o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (5/2).

Os diagnósticos positivos saltaram de 23.389, no último boletim divulgado pela SES-MG na semana passada, para 36.227, representando um aumento de 54,8%. Isso equivale a um acréscimo de 12,8 mil casos em apenas uma semana. Atualmente, o estado contabiliza mais de 100 mil diagnósticos prováveis de dengue, com seis mortes confirmadas e 56 em investigação. Um novo boletim epidemiológico será divulgado ainda nesta segunda.

Desde o último sábado (27/1), Minas Gerais está em estado de emergência de saúde pública devido à escalada de casos de dengue e chikungunya registrada nas primeiras semanas de janeiro. A medida, válida pelos próximos seis meses, foi publicada no Diário Oficial do Estado.

As mortes apresentam uma letalidade de 1,23%, afetando vítimas de diversas faixas etárias, incluindo uma criança. Entretanto, os números do Executivo estadual estão desatualizados, não considerando pelo menos três mortes recentemente confirmadas por prefeituras, como em Belo Horizonte e Betim.

No mês de janeiro, Belo Horizonte registrou 1.414 casos de dengue, com mais 7.647 notificações ainda aguardando resultados de exames laboratoriais e avaliações epidemiológicas. Duas mortes foram confirmadas na última quinta-feira (1º/2). Betim, no mesmo dia, também relatou duas mortes pela doença.

Comments


bottom of page