Dengue: Idoso de 72 anos tem morte confirmada por suspeita da doença em Andradas
Elisa Ribeiro
15 de mar. de 2024
2 min de leitura
Morte suspeita de dengue em Andradas e preocupações com fornecimento de insumos médicos
Teste para identificação de dengue
A Prefeitura de Andradas anunciou o falecimento de um idoso de 72 anos sob suspeita de dengue, conforme comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira, 14 de março. O óbito está agora sob investigação. A administração municipal destacou a escassez de soro e insumos necessários para o tratamento da doença na cidade.
O idoso em questão possuía comorbidades e residia em uma área da cidade com alta incidência de focos do mosquito transmissor da dengue, conforme afirmado pela prefeitura.
A Secretaria de Saúde de Andradas reportou mais de 90 casos prováveis de dengue diariamente na última semana, totalizando aproximadamente 1,5 mil casos desde o início do ano. A situação preocupa não somente o município, mas também toda a região do Sul de Minas, que registra 24,3 mil casos confirmados da doença, com quatro óbitos confirmados e outros 33 em fase de investigação, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A prefeita Margot Pioli, que também foi diagnosticada com dengue, anunciou sua condição por meio das redes sociais oficiais, cancelando alguns compromissos para dedicar-se à sua recuperação.
Falta de soro e insumos
A escassez de soro e insumos para o tratamento dos infectados pela doença tem sido um desafio crescente, evidenciado pela administração municipal. Josiane Valim Dias, Secretária de Saúde, alertou sobre o iminente colapso do sistema de saúde, tanto público quanto privado, em Andradas e em todo o Brasil, nos próximos 15 dias.
A situação é agravada pela alta concentração de focos do mosquito da dengue no interior das residências, com bairros como Vila Graziane, Vila Leite e Jardim Bela Vista registrando os maiores números de casos. Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, ressaltou a necessidade urgente de colaboração da população na eliminação desses focos.
A prefeitura reforçou que todos os bairros da cidade têm sido afetados pela propagação da dengue, exigindo medidas rigorosas para contenção e controle da doença.
Comments