top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Dengue: Possíveis focos do mosquito, carros abandonados serão retirados das ruas em Varginha




Além dos tradicionais locais em que o mosquito da dengue pode proliferar, a presença de carros abandonados nas ruas passa a preocupar em Varginha (MG). A cidade é a que possui mais casos da doença confirmados este ano no sul de Minas, com 5.557 contaminações.

Por conta disso, a partir de agora, a Polícia Militar vai passar a retirar os veículos abandonas das. Eles serão levados para pátios credenciados. Para que sejam removidos, é necessário que haja denúncias.

“Esses veículos precisam ter sinais de abandono, como vidros quebrados, ausência de para-choque, ausência de rodas, de volante. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia para nós por intermédio do número 190. Nós estaremos intensificando essas situações, removendo esses veículos para os pátios.

Na maioria das vezes são focos de proliferação do mosquito que tem causado tanto transtorno para a sociedade”, disse o tenente da Polícia Militar, Tiago Maganha.

Os focos de dengue em carros já são alvos de reclamações feitas na Vigilância Ambiental. Pelo menos 20% de possíveis criadouros são em veículos com sinais de abandono. “As vezes está abandonado com as janelas abertas, com a janela quebrada, partes do carro faltando. Isso acumula água também.

Então, é a mesma situação de lotes sujos, de casas sem morador, que o proprietário não toma conta. Só que o difícil é conseguir localizar o proprietário para poder retirar o veículo”, explicou a encarregada da Vigilância Ambiental, Vânia Aparecida Silvério Nobre.

Os carros nas ruas precisam estar bem fechados para contribuir com a eliminação de focos. Mesmo que os fiscais façam a limpeza nos veículos, as chuvas fazem com que surjam novos focos. “Esse carro passa a ser monitorado a partir do momento que a gente tem essa denúncia ou que a gente identifica uma situação dessa. A gente passa a monitorar, a sempre estar fiscalizando. Mas, resolver o problema mesmo a gente não consegue”, salientou Vânia.

Entre 2022 e o início deste ano, foram feitas alterações no código de trânsito que permitem que os carros abandonados sejam removidos das ruas.
As denúncias de carros abandonados podem ser feitas para a Polícia Militar por meio do número 190.
Fonte: G1

Comments


bottom of page