top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Destinos de ecoturismo e natureza estão entre os preferidos dos visitantes, aponta pesquisa do Ministério do Turismo

Reprodução
Reprodução
Se as viagens para o exterior ficam em segundo plano, em razão da alta do Dólar e do Euro em relação ao Real, os atrativos naturais e o ecoturismo se tornam uma opção satisfatória para os brasileiros que querem sair da rotina ou curtir férias. O turismo sustentável aparece entre os destinos preferidos para 16% dos brasileiros, de acordo com levantamento recente do Ministério do Turismo e da Nexus Pesquisa Inteligência de Dados. Segundo a pesquisa, as praias ficam no topo da lista, sendo a escolha de 35% da população, seguida dos locais de belezas naturais, umas das riquezas de Minas Gerais. Já as atrações culturais ou históricas e as atividades que envolvem saúde e bem-estar obtiveram 7% da preferência dos brasileiros.
Apesar da preferência nacional por regiões praianas, os destinos mineiros, consolidaram sua liderança no turismo do país, em 2024, com um crescimento de 100% acima da média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Minas Gerais apresenta diversos produtos turísticos que atraem milhares de visitantes e reafirmam o setor como fundamental no desenvolvimento econômico, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Ao todo, mais de 32 milhões de turistas visitaram Minas em 2024.
O Sebrae Minas trabalha, continuamente, com ações para qualificação dos empreendedores de forma a proporcionar a melhor imersão aos turistas, atrair novos visitantes e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados ao longo do percurso.
“Por meio do programa Check-in Turismo, buscamos estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências para Minas Gerais. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões, gerando maior concentração de turistas em todo o estado e novas possibilidades de negócios. Contamos com uma variedade de destinos que aliam natureza, turismo de aventura e culinária local, mostrando ao mundo o que Minas Gerais tem de melhor”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Em parceria com a Secretaria de Estado, Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a instituição também desenvolveu diversos destinos com o intuito de fortalecer a atividade turística no estado, a partir da ampliação da oferta de produtos com potencial para atrair mais visitantes, impulsionando a geração de emprego e renda no estado. Ao lado do Governo de Minas, o planejamento prevê a promoção de 16 rotas turísticas até 2026. Em Minas Gerais, o que não faltam são destinos que valorizam as belezas naturais e as experiências de saúde e bem-estar. Veja algumas opções:

Circuito das Águas
O Sul de Minas Gerais abriga uma das mais famosas riquezas naturais do país: o Circuito das Águas, localizado na Serra da Mantiqueira, que abriga um conjunto de cidades conhecidas por suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas e medicinais. A região, que engloba municípios como Caxambu, São Lourenço, Lambari, Cambuquira e Conceição do Rio Verde, atrai visitantes em busca de saúde, relaxamento e contato com a natureza.
A tradição do Circuito das Águas remonta ao período imperial, quando as propriedades de algumas fontes minerais começaram a atrair figuras ilustres, incluindo a Princesa Isabel do Brasil, em 1868. Com características únicas e diferentes composições químicas que podem auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, como distúrbios digestivos, respiratórios e reumatológicos, ao longo dos anos, as águas minerais da Mantiqueira de Minas receberam cada vez mais notoriedade.
Em Caxambu, por exemplo, a maior estância hidromineral do Brasil, encontram-se águas naturalmente gaseificadas, ricas em sais minerais que favorecem a digestão e promovem a revitalização do organismo. O Parque das Águas de Caxambu é um dos principais atrativos da cidade, oferecendo diversas fontes para degustação e relaxamento.
São Lourenço, outro destino de destaque na Mantiqueira de Minas, possui um balneário famoso por suas águas medicinais, além de ampla estrutura turística, incluindo parque das águas completo com atividades variadas para pessoas de todas as idades, hotéis e feiras de produtos locais. Entre os atrativos turísticos, o passeio de Maria Fumaça “Trem das Águas” resgata a história da ferrovia na região, levando os turistas até Soledade de Minas.
Lambari, Cambuquira e Conceição do Rio Verde também possuem fontes minerais com características singulares. Enquanto as águas de Lambari são conhecidas por suas propriedades diuréticas e rejuvenescedoras, Cambuquira se destaca pelas águas levemente radioativas, indicadas para tratamentos de pele e fortalecimento do sistema imunológico. A água do município, inclusive, já recebeu o título de “melhor água da América Latina”, sendo destaque em diversos festivais de gastronomia, como Madrid Fusion, na Espanha.
Fonte: AgênciaMinas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page