
As obras do novo Presídio de Lavras, no Sul de Minas, ganharam reforço na mão de obra graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a construtora responsável. Atualmente, 16 presos do regime fechado já integram a equipe de operários, com a meta de atingir 50 trabalhadores nos próximos meses.
A nova unidade, que terá capacidade para 628 vagas, é construída como parte de um acordo entre a Vale, o Governo de Minas, a Sejusp e o Ministério Público, com foco em tecnologia, automação e ressocialização. O projeto é gerenciado pela Diretoria de Projetos Valor Social Sul e Sudeste da Vale, com execução pela empresa CG Construções.
Tecnologia e reintegração social
O diretor do Presídio de Lavras, Thiago Douglas Cândido Guedes, destaca os benefícios da parceria, como a redução de custos no sistema prisional e a oportunidade de reintegração social para os detentos.
"O trabalho externo é uma oportunidade valiosa de aprendizado e qualificação, preparando-os para o mercado de trabalho e incentivando o desenvolvimento de habilidades profissionais e sociais", explica.
Os detentos são autorizados pela Justiça para trabalho externo, após avaliação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), que analisa critérios de segurança, saúde e perfil psicossocial. O grupo trabalha de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e retorna ao presídio no fim do dia.
Atuação na obra
No momento, os detentos participam da fase de fundação, realizando atividades como formas, armações e concretagem. O engenheiro civil Lucas Gonçalves, da CG Construções, destaca o comprometimento da equipe.
"Em pouco tempo já constatamos grande interesse, compromisso e dedicação desta equipe. Vamos continuar treinando e acompanhando suas atividades, com a perspectiva de que possam atuar em fases mais avançadas da obra, como reboco e pintura", afirma.
Sobre o novo presídio
O projeto do Presídio de Lavras traz inovações como:
Automatização total da abertura e fechamento das celas;
Peças antivandalismo nos banheiros;
Andar superior para vigilância remota dos policiais penais;
Sistema avançado de videomonitoramento.
Comments