top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Detentos trabalham na construção do novo Presídio de Lavras por meio de parceria

Detentos trabalham na construção do novo Presídio de Lavras por meio de parceria
Divulgação
As obras do novo Presídio de Lavras, no Sul de Minas, ganharam reforço na mão de obra graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a construtora responsável. Atualmente, 16 presos do regime fechado já integram a equipe de operários, com a meta de atingir 50 trabalhadores nos próximos meses.

A nova unidade, que terá capacidade para 628 vagas, é construída como parte de um acordo entre a Vale, o Governo de Minas, a Sejusp e o Ministério Público, com foco em tecnologia, automação e ressocialização. O projeto é gerenciado pela Diretoria de Projetos Valor Social Sul e Sudeste da Vale, com execução pela empresa CG Construções.

Tecnologia e reintegração social
O diretor do Presídio de Lavras, Thiago Douglas Cândido Guedes, destaca os benefícios da parceria, como a redução de custos no sistema prisional e a oportunidade de reintegração social para os detentos.

"O trabalho externo é uma oportunidade valiosa de aprendizado e qualificação, preparando-os para o mercado de trabalho e incentivando o desenvolvimento de habilidades profissionais e sociais", explica.

Os detentos são autorizados pela Justiça para trabalho externo, após avaliação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), que analisa critérios de segurança, saúde e perfil psicossocial. O grupo trabalha de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e retorna ao presídio no fim do dia.

Atuação na obra
No momento, os detentos participam da fase de fundação, realizando atividades como formas, armações e concretagem. O engenheiro civil Lucas Gonçalves, da CG Construções, destaca o comprometimento da equipe.

"Em pouco tempo já constatamos grande interesse, compromisso e dedicação desta equipe. Vamos continuar treinando e acompanhando suas atividades, com a perspectiva de que possam atuar em fases mais avançadas da obra, como reboco e pintura", afirma.

Sobre o novo presídio
O projeto do Presídio de Lavras traz inovações como:
  • Automatização total da abertura e fechamento das celas;
  • Peças antivandalismo nos banheiros;
  • Andar superior para vigilância remota dos policiais penais;
  • Sistema avançado de videomonitoramento.
A obra se soma às 27 intervenções já finalizadas ou em andamento no sistema prisional mineiro ao longo de 2024, contribuindo para a modernização e expansão das unidades em Minas Gerais.
Fonte: Agencia Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page