Devido ao aumento de casos, Guaxupé estabelece Núcleo Especializado para pacientes com Dengue
Só neste ano, a cidade já notificou 338 casos da doença, quase 40% de casos registrados em todo o ano de 2023.
Guaxupé, mais uma cidade do Sul de Minas, tomou medidas para lidar com o aumento dos casos de dengue, notificando 338 casos apenas neste ano. Esses registros representam quase 40% de todos os casos reportados em 2023. Em resposta a essa situação, o município criou o "Programa Sentinela contra a Dengue", localizado na Unidade Básica de Saúde do bairro Aviação.
Segundo a enfermeira responsável, a maioria dos testes realizados na unidade resultou positivo para dengue. "Nossa média estimada é de 70% de casos positivos por dia. Os pacientes passam por avaliação médica e, de acordo com os sintomas e a recomendação médica, realizamos testes rápidos na unidade, com um tempo médio de espera de 15 minutos para o resultado. Casos mais graves são encaminhados para outros exames conforme determinado pela médica", explicou a enfermeira Kely Cristina Celírio.
Durante o período de carnaval, a unidade funcionou em horário reduzido, mas agora retomou seu funcionamento normal. "Durante os dias do carnaval e o feriado prolongado, o 'Sentinela' operou das 8h às 12h. Agora, a partir da manhã, retomamos ao horário normal, das 7h às 16h30, exclusivamente para o atendimento de casos de dengue", acrescentou a enfermeira.
Fora do horário de funcionamento do "Sentinela", os pacientes são orientados a buscar atendimento no pronto-socorro local.
Comments