top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Diretor do BC destaca que a queda do dólar por si só não solucionou a inflação.

Reprodução
Reprodução
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou nesta sexta-feira (21) que a instituição não pode assumir que resolveu o problema da inflação com algumas semanas de variação no preço do câmbio.

Em participação em evento do Bradesco BBI, David comentou sobre os recentes movimentos do dólar, que teve uma forte valorização em relação ao real no final de 2024 e perdeu força no início de 2025. Ele observou que esses movimentos não ocorreram apenas no Brasil, destacando que "o pivô mesmo foi lá fora."

"O Banco Central não pode imaginar que resolveu seu problema com algumas semanas de alteração no câmbio. A primeira linha de defesa é separar o ruído da tendência", disse, lembrando que o dólar está historicamente valorizado em relação a outras moedas no mundo.

Responsável pelas decisões de intervenção cambial, David reforçou que o câmbio no Brasil é flutuante e que o Banco Central não tem interesse ou objetivo em determinar um valor específico para a moeda. Ele explicou que as intervenções acontecem quando o BC identifica disfuncionalidades no mercado e reiterou que "ninguém tem a pretensão de criar um preço artificial do câmbio, nem que seja temporário."

David também afirmou que não existe uma métrica ou nível específico que o Banco Central considere ideal para as suas reservas internacionais.

Fonte:Cnn

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page