Eclipse total da Lua será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional neste domingo (7)
- gazetadevarginhasi
- 5 de set.
- 2 min de leitura

Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do eclipse total da Lua neste domingo (7).
Neste domingo (7), a partir das 12h (horário de Brasília), o Observatório Nacional realizará a retransmissão ao vivo do eclipse total da Lua, em mais uma edição do programa O Céu em sua Casa: Observação Remota. O fenômeno não será visível no Brasil, mas interessados poderão acompanhar a transmissão pelo canal oficial do ON no YouTube, com comentários em tempo real de astrônomos amadores e profissionais. O Observatório Nacional é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Segundo a astrônoma Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (Dicop) do Observatório, apenas uma pequena parte final da fase penumbral poderia ser observada na região Nordeste, mas a diferença de luminosidade é imperceptível. “Podemos dizer que não vai ser visível no Brasil”, destacou.
O ponto alto do eclipse será a fase total, quando a Lua ficará completamente imersa na sombra da Terra, adquirindo a coloração avermelhada conhecida como Lua de Sangue. A tonalidade se deve à forma como a luz solar interage com a atmosfera terrestre, que filtra e direciona a luz indiretamente sobre o satélite natural.
O cronograma do eclipse é o seguinte:
Início da fase penumbral: 12h28
Início da fase parcial: 13h27
Início da fase total: 14h31
Auge da fase total: 15h12 às 15h53
Fim da fase parcial: 16h57
Fim da penumbra: 17h55






Comentários