top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Educação para o consumo: Procon Mirim celebra 20 anos ensinando direitos às crianças

  • gazetadevarginhasi
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura
Educação para o consumo: Procon Mirim celebra 20 anos ensinando direitos às crianças
Divulgação.MPMG
Procon Mirim celebra 20 anos com novas ações e foco na formação de consumidores conscientes.

Há 20 anos, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deu início ao desafio de ensinar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) de forma lúdica a crianças entre 7 e 12 anos. Desde 2005, a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, passou a ser trabalhada em salas de aula por meio do programa Procon Mirim.

Segundo Cássia Weber, responsável pelas atividades da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, o objetivo é levar às crianças noções sobre seus direitos e deveres como consumidores, promovendo reflexões sobre os impactos do consumo na vida cotidiana e na comunidade.

O programa é implementado em parceria com secretarias de educação e órgãos de defesa do consumidor. Os educadores recebem capacitação por meio de uma plataforma EaD para abordar os conteúdos de forma leve e interativa. As escolas participantes utilizam a cartilha “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes”, em formato de HQ, com histórias baseadas em situações do cotidiano infantil e familiar.

Para Luiz Roberto Franca Lima, promotor de Justiça e coordenador do Procon-MG, o programa contribui para a construção de uma sociedade mais consciente: “O Procon Mirim tem sido, ao longo dessas duas décadas, uma ferramenta importante para a formação de consumidores mais conscientes e responsáveis. Seguimos empenhados em ampliar esse alcance e fortalecer a cultura da cidadania e do consumo responsável.”

O estudante Enoque Gabriel, de 9 anos, participante de ação educativa do Procon Mirim em Contagem, resumiu o aprendizado: “Eu acho melhor ser consumidor porque ser consumista tira muitos recursos do meio ambiente e acaba fazendo muito desmatamento e causando o aquecimento global”.

Para marcar os 20 anos do programa, o Procon-MG lançou no dia 19 de abril um selo comemorativo e dará início a uma série de ações para ampliar o alcance do Procon Mirim. Educadores de cidades como Ouro Preto e João Pinheiro participarão de treinamentos ao longo do mês. Já em maio, alunos do curso de pedagogia da PUC-MG receberão formação específica para atuarem como multiplicadores do programa. Novos materiais também serão lançados ao longo do ano.
Fonte: MPMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page