top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Eletrobras Furnas começa a implantar Plano de Ação de Emergência na usina de Mascarenhas de Moraes


A Eletrobras Furnas começou a implantar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, entre Delfinópolis e Ibiraci (MG), em parceria com as defesas civis municipais e estadual.

Segundo a empresa, o PAE é um plano exigido por lei que consiste em estabelecer as ações a serem executadas em uma eventual evacuação de emergência.
O PAE será implementado em etapas: o cadastramento dos moradores das zonas de autossalvamento (ZAS), áreas mais próxima da barragem; a implantação de placas informativas; a disponibilização de sistema de comunicação e alerta; e a realização de simulados de emergência com a participação das Defesas Civis, Prefeituras e população.

O cadastramento permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar uma eventual evacuação de emergência, estabelecer pontos de encontro, além de identificar moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais.

Na UHE Mascarenhas de Moraes, o cadastramento vai de 23/02 a 01/03 e a ZAS inclui áreas dos municípios de Delfinópolis, Ibiraci e Sacramento, todos em Minas Gerais. Os cadastradores têm a identificação da Eletrobras Furnas e da consultoria Pimenta de Ávila, responsável pela atividade.

Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir no caso de uma situação de emergência. Os locais e formatos das placas de sinalização foram definidos em conjunto com as Defesas Civis municipais. Por fim será estabelecido um sistema de comunicação e alerta para que toda a população da ZAS seja avisada de uma eventual emergência.
Depois de toda operação implementada e funcionando, serão realizados simulados com a população, para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de emergência.

No Sul de Minas, além da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, a Eletrobras Furnas também implanta o PAE na Usina Hidrelétrica de Furnas, que fica em São José da Barra (MG).

Teste de sistemas sonoros
Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Eletrobras Furnas fará novos testes no sistema de comunicação e alerta do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Furnas e do Dique Piumhi.
As 28 torres de alarme sonoro serão acionadas para testes acústicos e de alcance, acompanhados pela Defesa Civil municipal.
A empresa destaca que a população não precisa se preocupar e alterar sua rotina durante a realização dos testes. Conforme a Eletrobras Furnas, as estruturas da Usina de Furnas e do Dique de Piumhi são seguras e estão funcionando normalmente durante a execução do teste do sistema sonoro.
O alerta será ouvido por moradores de Capitólio, São José da Barra, São João Batista do Glória e de algumas áreas de Passos e Alpinópolis.
Fonte: G1

Comments


bottom of page