top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Em Barbacena, Secretaria de Agricultura mostra que diálogo entre meio ambiente e agro são a chave para avançar

Reproduçâo
Ouvir o produtor rural dá certo e ajuda a avançar em políticas públicas que alavancam o setor. Essa foi a principal mensagem que o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, reforçou junto a mais de 200 representantes de sindicatos rurais durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Faemg, realizada no Hotel Grogotó, em Barbacena.
A Seapa e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foram convidadas para estreitar o diálogo entre poder público e entidades representativas do agro.
Essa aproximação é extremamente importante para a solução de desafios e criação de novas políticas públicas que ajudem a alavancar o setor, que já é um dos mais representativos da economia mineira.
“Nossas commodities são muito importantes para o estado. Batemos recorde na série histórica de exportações com mais de US$ 13 bilhões em receitas até setembro. A geração de emprego e renda tem batido recordes também. E tudo isso graças ao trabalho dos produtores rurais. Vemos que trabalhar ouvindo o setor tem dado resultado”, afirmou o secretário.
O aprimoramento da legislação e da desburocratização, a partir de conversas com o setor produtivo, também trouxeram avanços para os produtos artesanais, como queijos, cafés, vinhos e azeites, pontuou o secretário.
“Em 2019, tínhamos apenas um município com Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o que permite a venda de produtos de origem animal para fora de Minas Gerais. Hoje, já são 276 municípios. Isso dá poder ao produtor de vender o seu produto em outros estados e com segurança alimentar”, detalhou.
Fonte: AgênciaMinas

Comments


bottom of page