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Em meio ao processo de fusão, Gol e Azul diminuem os serviços de bordo; entenda as mudanças.

Reprodução
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No contexto de uma fusão em andamento, as companhias aéreas Gol e Azul implementaram mudanças no serviço de bordo de seus voos nacionais. Essas alterações fazem parte de ajustes operacionais, impulsionados pela reestruturação das empresas e pelos crescentes custos de operação, afetados pela alta do preço do combustível de aviação (QAV) e pela variação do dólar.

A Azul foi a pioneira na redução da oferta de alimentos e bebidas a bordo. Desde setembro do ano passado, passageiros em voos com duração de até 45 minutos recebem apenas água mineral. Em rotas mais longas, a companhia revisou seu tradicional "snack à vontade", oferecendo agora um único salgadinho por passageiro, além de água e, em alguns horários, uma opção de suco ou refrigerante. O café está disponível em voos com mais de duas horas e em algumas rotas específicas.

Em comunicado aos tripulantes, a Azul afirmou que essa redução é temporária e ocorreu devido a dificuldades no abastecimento, sem previsão para retorno ao serviço anterior. A empresa destaca que o serviço atual permanece gratuito e que está avaliando novas opções para proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes que optarem por tais serviços.

Um dos planos da Azul é a venda de lanches quentes e bebidas alcoólicas a bordo, mantendo a distribuição gratuita de um petisco por passageiro. A companhia assegura que qualquer alteração será devidamente comunicada em tempo oportuno.

Em entrevista à Aeroin, no mês de outubro, o CEO da Azul, John Rodgerson, confirmou rumores sobre a venda de itens a bordo, destacando que o mercado atual é bem diferente do período pré-pandemia. "O custo dos petiscos subiu cinco vezes, e tivemos que suspender temporariamente o serviço", explicou Rodgerson.

Por outro lado, a Gol, desde o início deste ano, retirou lanches e bebidas em voos com até uma hora de duração, oferecendo apenas água, servida sob demanda e sem gelo. A exceção é a ponte aérea entre São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont), que continua com snacks, café e refrigerantes. Em voos mais longos, com duração superior a 60 minutos, a Gol mantém a distribuição de café, água, refrigerante e um snack, como cookies, salgadinhos, biscoitos recheados ou chips de batata-doce, dependendo do horário do voo. A oferta de suco foi removida dos voos domésticos.

Nos voos internacionais, o serviço de bordo da Gol varia conforme a duração do voo. Para passageiros da classe Premium Economy, em viagens superiores a cinco horas e meia, é oferecido um pacote mais completo, incluindo refeição com opções vegetarianas e para celíacos, lanches variados, sobremesas e bebidas quentes e frias, além de itens de conforto, como manta, travesseiro e kit de amenidades.

A Gol informa que faz ajustes pontuais em seus serviços de bordo, tanto domésticos quanto internacionais, com foco na eficiência operacional.

Enquanto isso, a Latam, maior rival no setor aéreo brasileiro, ampliou seu serviço de bordo e criou uma opção premium em voos nacionais, com um cardápio mais variado de snacks e bebidas. Recentemente eleita a melhor companhia aérea pelos paulistanos, em pesquisa Datafolha, a Latam também se destacou no ranking do World Airline Awards, recebendo reconhecimento internacional. Em algumas rotas, o serviço inclui pratos assinados por chefs brasileiros.

A fusão entre Azul e Gol, anunciada em janeiro, está sendo analisada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso aprovada, a operação resultará na criação de um único grupo, com cerca de 60% do mercado de voos domésticos brasileiros, superando os 40% da Latam, de acordo com dados da Anac.

Fonte:O tempo

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Gazeta de Varginha

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