top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Em Varginha, usuários do sistema público de saúde vão acompanhar agendamento de consultas e exames por aplicativo




Usuários do sistema público de saúde de Varginha (MG) poderão acompanhar o agendamento de consultas, exames e outros serviços por meio de um aplicativo de celular. O lançamento oficial foi na tarde desta última quarta-feira (20).

A principal função do aplicativo será acompanhar o agendamento e o retorno de consultas, além de ter informações sobre o histórico de medicamentos retirados na farmácia do município, vacinas e exames.

O intuito é facilitar o acesso à informação para os usuários do serviço de saúde e para a própria rede de atendimento. Assim, será possível rastrear o caminho do paciente e saber se ele já foi atendido na UPA, na policlínica ou na UBS do bairro.
O aplicativo foi desenvolvido por servidores da prefeitura. O Executivo apresentou ele à comunidade e aos profissionais da Secretaria de Saúde.

"É um aplicativo que traz esse tipo de informação, facilitando a vida da pessoa, porque antes ela tinha que voltar na policlínica, agendar sua consulta, agendar seu retorno, agora não, depois que ela passa em consulta, ela já fica agendada automaticamente, o médico agenda ela o dia que ela tem que voltar e já sai no aplicativo. Então isso ficou muito interessante. Além dos resultados dos exames, que ela pode acessar o resultado, tendo o login e senha que o laboratório fornecer pra ela", disse o secretário de Saúde, Adrian Nogueira Bueno.

O secretário também disse que o aplicativo vai evitar que as pessoas tenham que carregar documentos físicos.

"A pessoa vai deixar de ficar carregando a carteirinha do SUS, vai deixar de carregar seu cartão de vacinação, tudo isso que ela tinha que ter em papel, ela vai ter na palma da mão. A gente sabe que tem pessoas que não têm celular e têm dificuldade até mesmo de manusear esse tipo de tecnologia. O mecanismo antigo continua funcionando, nós vamos continuar com o funcionamento igual era antes, o aplicativo do celular serve então como uma ferramenta a mais, trazendo a saúde na mão, como uma opção a mais de ajuda para o munícipe, mas lembro que as pessoas vão ter acesso igual era antigamente também", completou.

O prefeito de Varginha diz que o aplicativo vai ajudar o município a gerenciar melhor as despesas no setor de saúde.

"Nós temos aí 180 mil, quase 200 mil cartões do SUS, em detrimento da nossa população que é de 137 mil, então é preciso que a gente tenha um programa que faça uma reciclagem e que os cartões sejam fornecidos realmente para as pessoas que residem no município, para que a gente tenha um controle eficiente do sistema de saúde no município. E com esses dados obviamente vai facilitar que a gente possa transmitir esses dados tanto para o governo estadual e federal", disse o prefeito.

O aplicativo "Conecta Varginha" é gratuito e está disponível nas lojas virtuais de celulares. Outro uso possível é fazer denúncias de focos de dengue, preenchendo na aba indicada com a descrição do local e adicionando uma foto.
Os tutores de pets também vão poder pedir exames como o de leishmaniose e registrar as vacinas contra raiva.
Fonte: G1

Comments


bottom of page