Um novo tipo de empréstimo disponível no mercado exige que o celular do cliente seja oferecido como garantia. Em caso de inadimplência, o aparelho é bloqueado, o que tem gerado diversas reclamações dos usuários. Este tipo de crédito, voltado principalmente para pessoas de classes mais baixas, apresenta taxas de juros que podem superar 600% ao ano.
A única garantia do empréstimo é o celular do cliente. Se a dívida não for paga, o telefone fica inutilizado, deixando o usuário sem acesso a aplicativos e funções essenciais. Para recuperar o controle total do aparelho, o cliente deve quitar o valor devido.
Atualmente, essa modalidade de concessão de crédito atende milhões de brasileiros, mas opera no país sem uma regulamentação específica do Banco Central. A falta de regulação tem levantado preocupações sobre os direitos dos consumidores e a transparência das condições oferecidas.O BC disse que as empresas têm liberdade para definir os seus perfis de risco, devendo gerenciá-lo. “Destacando-se, entre eles, o risco de crédito, inclusive no que diz respeito à avaliação periódica do grau de suficiência dos instrumentos mitigadores (dentre estes as garantias recebidas).”
fonte:G1
コメント