Empresa é condenada por tratar vendedores como "cabritos" em grupo de WhatsApp
gazetadevarginhasi
6 de mai.
1 min de leitura
Divulgação
TRT-MG mantém indenização por assédio moral em empresa de telecomunicações.
Durante a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, o TRT-MG manteve a condenação de uma empresa de telecomunicações a pagar R$ 8 mil por danos morais a um ex-empregado, vítima de cobranças abusivas e tratamento humilhante.
A decisão foi da Nona Turma, por unanimidade, com voto do juiz convocado Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, que rejeitou os recursos de ambas as partes e confirmou a sentença da Vara do Trabalho de Muriaé.
Segundo o autor, havia um grupo no WhatsApp com cobranças desrespeitosas e um “Ranking da Vergonha”, que expunha a posição de cada vendedor. Testemunhas relataram que os empregados eram ridicularizados, com apelidos como “cabritos”, e que a empresa fazia postagens com piadas e fotos em redes sociais.
Para o relator, os "prints" do grupo confirmaram a exposição e a competitividade nociva. Em uma imagem, o coordenador se referiu aos colegas como “meus cabritos” numa rede social, o que foi confirmado pela empresa, mas justificado como expressão de “alegria”, sem convencimento do magistrado.
O relator concluiu que houve sofrimento, humilhações e constrangimento. A indenização foi fixada em R$ 8 mil, valor considerado adequado para reparar o dano e servir como punição pedagógica.
Comments