top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Empresa de equipamentos agrícolas investe R$ 50 milhões em nova fábrica em Uberaba

  • gazetadevarginhasi
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
Após um longo processo de negociação conduzido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, a Oxbo do Brasil Equipamentos Agrícolas inaugurou nesta quinta-feira (13/3) sua fábrica em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento de R$ 50 milhões deve gerar cerca de 70 empregos diretos já no primeiro ano de operação.

Com uma área de 96 mil metros quadrados, a unidade da multinacional holandesa será responsável pelo desenvolvimento, fabricação e assistência técnica de colheitadeiras de café, equipamentos para sementes de milho e outras máquinas agrícolas. A empresa também fornecerá equipamentos para colheita de acerola, ervilha e milho verde no Brasil.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes do Governo de Minas e do CEO global da Oxbo, Roel Zeevat.
Governo de Minas destaca importância do investimento
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, a chegada da Oxbo reflete a atuação do governo na atração de investimentos estratégicos.

“Implementar um ambiente favorável à competitividade de negócios é fundamental para aproveitarmos da melhor forma a diversidade de riquezas e setores produtivos do nosso estado. Essa fábrica da Oxbo é mais um projeto que vem reforçar a economia do estado e gerar oportunidades para o Triângulo Mineiro”, destacou.

O diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, ressaltou o impacto positivo da nova planta industrial.
“A instalação da Oxbo em Uberaba representa um marco para a região. A empresa produzirá colheitadeiras agrícolas de alta tecnologia, atendendo diversos setores, especialmente o cafeeiro. A chegada da Oxbo fortalece a economia local e consolida Uberaba como um polo de inovação no agronegócio.”
Negociação começou em 2021

O processo de negociação entre a Oxbo e o Governo de Minas teve início em 2021, quando a Invest Minas apresentou as vantagens competitivas do estado para atrair empresas do setor agrícola. Entre os diferenciais estavam tratamento tributário setorial, financiamento pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), infraestrutura robusta e imóveis disponíveis para instalação de indústrias.
Oxbo: referência global em colheitadeiras

Com sede em Roosendaal, na Holanda, a Oxbo possui três fábricas na Europa e cinco nos Estados Unidos. A companhia tem 1.300 funcionários e receita global anual de aproximadamente 400 milhões de euros.
O CEO da empresa, Roel Zeevat, destacou a relevância do Brasil para os negócios da Oxbo.

“O Brasil é líder mundial na produção de café e um dos maiores produtores de sementes de milho. Isso faz do país um mercado estratégico para a nossa companhia, que é especializada em máquinas para esses setores.”

A Oxbo atua nos segmentos de tratos culturais, forragens, frutas, sementes de milho, vegetais e raízes. A empresa busca consolidar-se como referência global em colheita especializada e tecnologia de tratos culturais controlados, com uma equipe composta por engenharia, manufatura, vendas e assistência técnica.

Fonte:Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page