Empresas e governo se unem para restaurar áreas ambientais rurais em MG
gazetadevarginhasi
17 de abr.
1 min de leitura
Reprodução
Programa Aliança pela Restauração avança na regularização ambiental em Minas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresentaram, nesta segunda-feira (14/04), os avanços do Programa Aliança pela Restauração durante um webinar voltado a produtores, técnicos, especialistas e representantes do setor ambiental.
Com foco na recuperação de áreas ambientais em imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, o programa busca promover a regularização e impulsionar o desenvolvimento sustentável no estado. No evento, foram apresentados dados técnicos, metodologias e critérios operacionais da iniciativa.
A abertura institucional foi feita por Lucas de Freitas, da Semad, que ressaltou o caráter colaborativo e integrado da proposta. Na sequência, Fernanda Salles, superintendente da pasta, falou sobre o mapeamento de áreas com passivos ambientais declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Janaína Mendonça, do IEF, destacou os instrumentos do PRA Produzir Sustentável e os benefícios da integração com o programa. Ela frisou a importância de aplicar o Código Florestal e de unir os setores ambiental e produtivo.
Representantes do Sistema FAEMG/INAES, FIEMG/IEL e de empresas parceiras, como Gerdau, Sigma Lithium, Anglo American, Anglogold Ashanti e Mineração Usiminas, também participaram do encontro.
Entre os destaques, Vale S.A. e Sigma Lithium oficializaram a adesão ao programa, que foi lançado em março. O gerente executivo do INAES, Bruno Rocha, compartilhou as ações do FIP Paisagens Rurais e, no encerramento, Gabriela Franco (IEL) apresentou os critérios para o Selo Aliança Ambiental Estratégica.
Comments