top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Encontro em Belo Horizonte reúne profissionais de saúde para planejar enfrentamento da hanseníase em 2025

enfrentamento da hanseníase
Profissionais de saúde dos municípios mineiros envolvidos no manejo clínico e na vigilância da hanseníase se encontram na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de novembro, para o Encontro de Gestão e Planejamento Regionais 2025 e Qualificação em Hanseníase. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo principal a atualização dos conhecimentos técnicos sobre as diretrizes clínicas, protocolos diagnósticos e terapêuticos da hanseníase, além de abordar os desafios enfrentados pelas equipes municipais ao longo de 2024 e discutir as estratégias para 2025.

A coordenadora estadual de Hanseníase e Tuberculose da SES-MG, Maíra Veloso, destacou a importância de uma abordagem colaborativa para o planejamento de ações. “Nossa expectativa é construir um planejamento de forma conjunta com os parceiros, servidores, sociedade civil e, principalmente, os profissionais das 28 Unidades Regionais de Saúde, para definir as prioridades no enfrentamento da hanseníase no próximo ano”, afirmou. A coordenadora também ressaltou a relevância de fortalecer a conscientização pública e institucional sobre a doença, com o intuito de agilizar a detecção e garantir um acompanhamento mais eficaz durante o tratamento.

A programação do evento inclui oficinas temáticas e mesas redondas para desenvolver estratégias que aprimorem o monitoramento e as ações de prevenção e tratamento da hanseníase no estado. Uma das grandes novidades do encontro é o lançamento da Campanha Janeiro Roxo 2025, uma ação de conscientização voltada para a prevenção da hanseníase e o combate ao preconceito relacionado à doença. “Queremos qualificar as ações de enfrentamento à hanseníase e incorporar as sugestões dos especialistas municipais ao planejamento estadual, especialmente nas questões de detecção precoce, acompanhamento e tratamento dos pacientes”, completou Maíra Veloso.

Durante o evento, Alexandre Casimiro, da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, reforçou a importância de alinhamentos constantes com as equipes que atuam diretamente nas cidades. “É fundamental estarmos próximos dos estados e municípios, para garantir que o serviço de saúde oferecido seja de qualidade, com um padrão de excelência, visando uma resolução rápida e adaptada às necessidades do paciente, seja em consultas, diagnósticos, exames laboratoriais ou tratamentos”, afirmou Casimiro.

Outro destaque do encontro foi o lançamento do Boletim Epidemiológico de Hanseníase de Minas Gerais, que oferecerá uma análise mais detalhada do cenário epidemiológico estadual, incluindo dados sobre a distribuição dos casos e as regiões mais afetadas pela doença. O boletim será disponibilizado nos próximos dias no site da SES-MG e servirá como uma ferramenta crucial para o monitoramento contínuo e a melhoria das ações de saúde pública.
Fonte: Agência Minas

Comments


bottom of page