top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Enem 2024: Estudantes que completarem os dois dias de prova receberão parcela extra do programa Pé-de-Meia

Enem
Foto: Reprodução
Os alunos que realizarem as provas do Enem 2024 nos dois dias de aplicação, em 5 e 12 de novembro, receberão uma parcela extra do programa de incentivo educacional "Pé-de-Meia". O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde ambos destacaram o aumento na adesão de participantes ao exame.
O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa que incentiva a permanência estudantil, oferecendo uma poupança que pode ser acessada ao final do ensino médio. Segundo o ministro, essa política contribuiu para o crescimento de 10% no número de inscritos para o Enem em relação ao ano anterior, com 4,3 milhões de participantes confirmados em 2024. “A decisão do presidente em ampliar as políticas de incentivo estudantil está refletida no aumento das inscrições, dobrando o número em vários Estados”, afirmou Santana.
Em visita à sala de monitoramento do Enem em Brasília, Lula desejou sucesso aos estudantes e ressaltou a importância da educação como caminho de independência, especialmente para as mulheres. “Com uma formação, as mulheres podem escolher seus caminhos com autonomia, e esse estudo é sagrado”, declarou o presidente.
Conforme o Ministério da Educação, o aumento na adesão foi significativo, com alguns Estados, como São Paulo e Acre, registrando níveis históricos. Segundo dados, o Nordeste apresentou 100% de adesão em oito Estados. Lula destacou ainda que “quanto mais pessoas forem aprovadas, mais competitivo será o Brasil no cenário global”.
Esses incentivos, aliados a novas políticas educacionais, visam a ampliar o acesso ao ensino superior e a reduzir o índice de evasão escolar, fortalecendo o futuro profissional dos jovens.

Comments


bottom of page