top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Entenda como Passos tem reforçado a prevenção para evitar nova epidemia de dengue em 2024

Cidade somou mais de 13 mil casos e 9 mortes causadas pela doença. Os trabalhos foram intensificados tendo como base o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa).


O ano foi marcado pela dengue no Sul de Minas. Entre as cidades, Passos tem sido a campeã de casos; são mais de 13 mil, com 9 mortes. Segundo a prefeitura, uma possível explosão de casos é prevista para 2024, no entanto, há medidas de prevenção sendo reforçadas para evitar uma nova epidemia da dengue.

Os boletins da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) são divulgados a cada 15 dias. O último foi disponibilizado nesta terça-feira (26).

Conforme os dados, Minas Gerais tem pouco mais de 400 mil casos prováveis da doença, ou seja, os casos notificados, com exceção dos já descartados. Ao todo, são 194 mortes por dengue em todo o estado.


O coordenador de zoonoses, Sergio Belini, explica que uma das causas prováveis para esse aumento de casos é a combinação de calor intenso com pancadas de chuva.

A proliferação dos mosquitos acontece mais rápido quando as temperaturas estão mais altas. Por exemplo, numa temperatura normal, os ovos levam cerca de 14 dias para eclodir. Em temperaturas elevadas, são 9 dias.

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue — Foto: Reprodução/EPTV
Neste ano, Passos teve dificuldade no enfrentamento à epidemia, inclusive para conseguir insumos e veículos para serem usados nos trabalhos de fumacê, por exemplo.

Para 2024, o cenário pode ser diferente, já que a cidade conseguiu acesso aos próprios equipamentos. Os trabalhos foram intensificados tendo como base o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa).

“O Liraa dá o parâmetro dos bairros que estão mais problemáticos. E também tem a mobilização, que são os agentes que vão em empresas, escolas, igrejas, até asilos, para conscientizar as pessoas e replicar o tratamento quanto à dengue. [...] Vamos estar em alerta: se os casos aumentarem, a gente vai utilizar os fumacês”, informa o coordenador de zoonoses.

Entenda como Passos tem reforçado as medidas de prevenção à dengue para evitar nova epidemia — Foto: Reprodução EPTV
O Ministério da Saúde fez uma projeção de casos de dengue para 2024 e afirmou que Minas Gerais tem "potencial epidêmico" de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para esse enfrentamento da doença, a Prefeitura de Passos desenvolveu um mapa que vai facilitar o monitoramento dos casos na cidade.

“Cada mapinha desse é um setor, uma microárea, onde o agente toma conta dali. Esse mapa vai ajudar no fluxo de notificações de caso de dengue. [...] A gente vai marcando sempre e onde tiver um fluxo maior a gente vai ‘atacar’ naquele lugar. [...] Ajuda a ter um controle e vai ficar mais visual para ver onde está o problema”, completa Belini.

Entenda como Passos tem reforçado a prevenção para evitar nova epidemia de dengue em 2024 — Foto: Reprodução/EPTV

FONTE:G1

Comments


bottom of page