Epamig realiza treinamento sobre qualidade e valorização dos queijos artesanais de Minas Gerais
gazetadevarginhasi
24 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT) promoveu, na última quinta-feira (20/03), um evento de capacitação para produtores de queijos artesanais de Minas Gerais, com foco no monitoramento da qualidade e na valorização do produto. O evento foi parte do projeto realizado pela Epamig ILCT, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que busca melhorar a qualidade e competitividade dos queijos artesanais mineiros.
O projeto abrange mais de 90 queijarias das regiões de Alagoa, Mantiqueira, Serras de Ibitipoca e Campo das Vertentes e visa capacitar tanto os produtores quanto os técnicos envolvidos na atividade. Cerca de 50 produtores participaram do treinamento, que incluiu uma visita técnica ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes e palestras sobre boas práticas agropecuárias e fabricação de queijos.
Durante o evento, foram discutidos os resultados do projeto, que já passou por uma fase importante de diagnóstico, identificando os principais desafios na produção dos queijos artesanais. Segundo Junio de Paula, coordenador do projeto e pesquisador da Epamig ILCT, foram realizadas análises detalhadas de leite, água, fermento, queijo e salmoura, para entender as necessidades de melhorias e garantir a elevação da qualidade do produto final.
Carlos Henrique, produtor e presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas (Apromam), destacou a importância da visita ao ILCT, afirmando que o trabalho desenvolvido pela Epamig tem gerado melhorias visíveis na qualidade do leite e do queijo produzidos.
O projeto também oferece aos produtores acesso a análises de composição, microbiológicas, físico-químicas, sensoriais e de textura, uma grande ajuda para os produtores, já que o custo dessas análises é alto e muitas vezes inacessível para eles. Além disso, o projeto visa a modernização da infraestrutura dos laboratórios da Epamig, dando continuidade aos estudos que buscam aprimorar ainda mais os queijos artesanais de Minas Gerais.
Comments