EPR: Pedágio sem cancela em Monte Sião atinge 44% de pagamentos com TAG na primeira semana
18 de jun. de 2024
Após uma semana do início da operação do primeiro pedágio sem cancela de Minas Gerais, motoristas já percebem as vantagens do modelo de passagem automática e sem precisar reduzir a velocidade.
Mais de 15 mil veículos passaram pelo pórtico localizado na km 12,7 da MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas. Deste total, 44,4% utilizaram como meio de pagamento a tag (etiqueta eletrônica colado no para-brisas), indicado como o meio mais adequado à cobrança da tarifa e que ainda concede Desconto para Usuários Frequentes, o DUF.
A adesão do pagamento pelo aplicativo também vem crescendo. Até o momento 2.426 motoristas fizeram a opção pelo app EPR “Pedágio sem cancela”. Desse total, 57,8% optaram pelo pagamento via pix e 8% estão utilizando a opção pré-pago também disponível no app. Do total de veículos que passaram pela rodovia, apenas 2,9% optaram pelo pagamento em uma das sete praças convencionais da EPR Sul de Minas.
“Até o momento, as expectativas estão sendo superadas. A aceitação da tecnologia é muito positiva. Temos mais de 2.400 pessoas, o que demonstra o interesse dos motoristas em acompanhar suas passagens e fazer o devido pagamento da tarifa de pedágio. A alta adesão ao uso da tag também reforça que nossos usuários estão interessados em garantir os descontos de usuário frequente que podem chegar a 72% do valor da tarifa”, avalia a diretora executiva da EPR Sul de Minas, Érica Kawatake.
A EPR Sul de Minas mantém colaboradores nos pontos de atendimento para atender os usuários que queiram fazer o pagamento presencial nos totens.
“Para apoiar o usuário que não possui tag, temos atendimento presencial nos pontos conveniados, onde é possível contar o apoio da EPR para instalação do aplicativo, cadastro ou realizar o pagamento online. Ou quem preferir também pode entrar em contato pelo 0800 290 0459 para tirar dúvidas”, acrescenta Érica.
Meios de pagamento
O condutor que não tem a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG) conta com alternativas para fazer o pagamento no site: www.eprsulde
minas.com.br/freeflow ou no aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela” disponível para sistemas Android e IOS.
Se o usuário optar pelo cadastro no site ou no app, além da comodidade de pagar sem sair de casa, ele ainda recebe alertas a cada passagem pelo pórtico para acompanhar suas despesas.
Se preferir, o motorista pode fazer o pagamento com cartão ou pix na Base de Atendimento ao Usuário da EPR, localizada no km 53 da MG-290, pista sentido Borda da Mata; Posto Canelão, no km 78,5 da MG-290, pista sentido Jacutinga; e Posto Petro Center, no km 19,8 da MG-459, em Monte Sião.
O usuário pode, ainda, pagar em dinheiro ou cartão em qualquer uma das demais sete praças de pedágio EPR Sul de Minas em operação.
Uso de tag é o mais indicado
O uso da tag é a forma mais prática de pagamento do pedágio sem cancela. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Greenpass, além de instituições financeiras, disponibilizam a etiqueta eletrônica por meio dos seus sites e aplicativos. A recomendação é que o veículo esteja com a tag previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente.
“Sugerimos aos nossos usuários que busquem junto ao seu gerente bancário informações a respeito do fornecimento da tag pela instituição financeira que seja mais adequada a cada um, podendo usufruir do Desconto de Usuário Frequente (DUF)”, indica Érica.
Desconto pode chegar a 72%
Os veículos que passarem pelo pedágio sem cancela poderão ter descontos nas tarifas. Além de trazer mais comodidade, a etiqueta eletrônica gera descontos de até 72% na tarifa para os condutores de veículos leves e não precisa de cadastro junto à concessionária.
O Desconto de Usuário Frequente (DUF) funciona da seguinte forma: a partir da segunda passagem do veículo pelo pórtico no mesmo trecho, dentro do mesmo mês, o desconto já começa a ser aplicado, chegando ao valor máximo no 30º dia em que o motorista cruzar o trecho. Por exemplo: quem passar pela rodovia, no mesmo trecho, por 30 dias consecutivos, pagará a tarifa final de R$ 2,56 no fim do mês.
Multas
Caso a tarifa não seja paga em até 15 dias, será considerada “evasão de pedágio”. O proprietário do veículo receberá multa de R$ 195,23, sendo este valor repassado ao Governo do estado. Também serão aplicados 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Comments