Escolas Estaduais de Minas Comemoram Dia Internacional da Síndrome de Down com Ações de Inclusão e Sensibilização
gazetadevarginhasi
21 de mar.
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Nesta sexta-feira (21/3), em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, as escolas da rede estadual de Minas Gerais estão promovendo uma série de atividades voltadas para a inclusão dos estudantes da educação especial. As ações fazem parte do compromisso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com a promoção de uma educação inclusiva e acessível.
A SEE/MG emitiu um documento orientando as escolas a realizarem atividades que envolvam toda a comunidade escolar, não apenas para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, mas também para se preparar para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril. O foco é sensibilizar, informar e promover o respeito à diversidade no ambiente escolar.
De acordo com o diretor de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, Erenilton Peixoto, “A Secretaria promove ações concretas de inclusão, orientando as Superintendências Regionais de Ensino e as escolas com sugestões de projetos que visam criar um ambiente escolar acolhedor, o que é um compromisso da SEE.”
Ações de Sensibilização e Inclusão
As atividades incluem rodas de conversa, palestras com especialistas, encontros com familiares de pessoas com deficiência, exibições de filmes educativos seguidas de debates, oficinas sobre empatia, respeito às diferenças e campanhas visuais com cartazes e murais temáticos. Para reforçar a mobilização, os alunos são incentivados a usar roupas e acessórios com cores simbólicas, como azul para o Autismo e uma combinação de azul e amarelo para a Síndrome de Down, em datas específicas.
Exemplo de Sucesso: Lucas Manuel da Silva
Uma das histórias inspiradoras dessa jornada de inclusão é a de Lucas Manuel da Silva, estudante da Escola Estadual Alberto Delpino, em Belo Horizonte. Lucas, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), conquistou o segundo lugar em Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele destaca que a seriedade com que a escola trata a inclusão foi fundamental para seu sucesso. “Graças ao apoio da escola e dos professores, evoluí tanto como pessoa quanto como estudante, o que me permitiu ser aprovado no curso de Matemática da UFMG”, afirma Lucas.
Estratégias Pedagógicas de Inclusão
A SEE/MG adota diversas estratégias para apoiar o aprendizado dos alunos da educação especial. Desde o ingresso na rede estadual, os estudantes passam por uma avaliação pedagógica que resulta no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), com acompanhamento personalizado. Além disso, a Secretaria disponibiliza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e intervenções pedagógicas, como reforço escolar, para atender às necessidades específicas de aprendizagem.
Em todo o estado, 47 Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREIs) oferecem formação continuada para educadores e auxiliam na adaptação de materiais pedagógicos acessíveis. Com essas ações, o Governo de Minas busca garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos, respeitando as particularidades de cada aluno e promovendo um ambiente escolar mais justo e acolhedor.
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