Especialistas Alertam que Aumento dos Juros Pode Intensificar Pedidos de Recuperação Judicial no Brasil.
Os pedidos de recuperação judicial atingiram um recorde em julho de 2024, totalizando 228 casos, um aumento de mais de 28% em comparação ao mês anterior, segundo o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Especialistas consultados pela CNN Brasil apontam que esse cenário pode se agravar com um possível aumento da taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Atualmente, a taxa Selic, que é a taxa básica de juros no Brasil, está em 10,5% ao ano, após decisão unânime do Banco Central em manter os juros inalterados. André Aroldo Freitas de Moura, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), alerta que "um aumento dos juros agravará ainda mais a situação", sugerindo novos recordes históricos de pedidos de recuperação judicial nos próximos meses. Ele explica que os efeitos atuais ainda refletem a pandemia e as altas taxas de juros que saltaram de cerca de 2% para aproximadamente 14%.
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, destaca que empresas que dependem de crédito para operações comerciais, como varejistas e pequenas empresas, serão as mais prejudicadas com o encarecimento do crédito. O aumento da Selic pode gerar um "efeito cascata" na economia, afetando também os consumidores que enfrentam altas taxas de juros em financiamentos, cartões de crédito e cheques especiais, o que pode levar à inadimplência.
Comments