Estudantes mineiros retornam de intercâmbio na Itália após dez meses
gazetadevarginhasi
26 de nov. de 2024
1 min de leitura
Quatro alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, retornaram ao Brasil nesta segunda-feira (25/12) após dez meses de intercâmbio na Itália. A experiência fez parte do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, da Fundação Helena Antipoff (FHA), vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
O programa levou 11 estudantes mineiros para diversos países em 2024, oferecendo bolsas para cursarem o segundo ano do ensino médio. Vitória Nata, uma das participantes, destacou a transformação pessoal vivida na Itália: “Aprendi muito sobre resiliência e como a cultura italiana valoriza o tempo em família e as pequenas coisas da vida.”
Além dela, retornaram Pedro Henrique Matosinhos, Maria Clara Ferreira e Agnes Rafaela. Outros bolsistas, vindos da África do Sul, Argentina e Alemanha, também devem desembarcar no Brasil entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Para o próximo ano, o projeto prevê enviar 90 novos estudantes da rede estadual para intercâmbios internacionais, com 40 vagas destinadas à Escola Sandoval e 50 para outras instituições de Minas Gerais.
Comentários