Estudo do Banco Central aponta queda na oferta de crédito e crescimento da inadimplência no Brasil
13 de fev.
Reprodução
Pesquisa do Banco Central indica piora nas condições de crédito e aumento da inadimplência no Brasil
Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central preveem, para 2025, uma deterioração nas condições de oferta de crédito, especialmente no setor habitacional, além de um aumento da inadimplência entre famílias e micro, pequenas e médias empresas. Os dados fazem parte da pesquisa trimestral sobre as condições de crédito, divulgada nesta quinta-feira (13), com informações coletadas entre 13 e 24 de janeiro.
De acordo com os entrevistados, as condições de crédito pioraram de maneira generalizada no último trimestre de 2024, e as previsões de agravamento se confirmaram. Os principais fatores para essa deterioração são o custo e a disponibilidade de recursos financeiros, o aumento da preocupação com a inadimplência e uma menor tolerância ao risco.
Para o primeiro trimestre de 2025, espera-se um agravamento das condições de crédito em todos os segmentos, com maior impacto no crédito habitacional. Além disso, projeta-se uma demanda mais fraca neste setor.
Em relação à demanda de crédito, as instituições financeiras preveem uma continuidade positiva para o consumo das famílias e uma demanda neutra por parte das empresas. No entanto, as projeções indicam um aumento na inadimplência, especialmente nos segmentos de famílias e micro, pequenas e médias empresas, no primeiro trimestre deste ano.
Comments