top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

EUA sancionam procurador do TPI após denúncia contra Netanyahu por crimes de guerra

Os Estados Unidos anunciaram sanções contra o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, após sua denúncia contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza.
De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, Khan teve seus bens e ativos congelados no país e ficará proibido de entrar em território norte-americano ou realizar negócios com empresas do país.
O TPI, com sede em Haia, é responsável por julgar crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade, mas não é reconhecido pelos Estados Unidos nem por Israel, que alegam que a Corte não tem jurisdição para processar Netanyahu.
A denúncia contra o primeiro-ministro israelense foi feita em novembro de 2024, quando o TPI emitiu mandados de prisão contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant, em meio ao conflito na Faixa de Gaza, onde mais de 46 mil palestinos morreram. A Corte também expediu uma ordem de prisão para o chefe militar do Hamas, Mohammed Deif, que foi declarado morto por Israel.
A decisão do tribunal gerou forte reação de Trump, que classificou as ações do TPI como “ilegítimas e infundadas” e já havia imposto restrições à Corte. Agora, com as sanções contra Karim Khan, a relação entre os EUA e o TPI se deteriora ainda mais.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page