Evento Solo Vivo destaca manejo adequado do solo para produção sustentável e lucrativa no Sul de Minas
Demonstrar como o manejo adequado do solo contribui para uma produção de grãos sustentável e rentável é o foco do evento Solo Vivo: Inovação e Sustentabilidade, em Serranos, no Sul de Minas.
O encontro, iniciativa da Unidade Regional da Emater-MG de Juiz de Fora em parceria com o setor privado, contará com série de palestras sobre novidades tecnológicas para a agropecuária.
Segundo João Carlos Carvalho, extensionista da empresa no município, a proposta é mostrar aos produtores que o solo é a base de toda atividade agrícola.
“Com novas técnicas e inovações, eles poderão melhorar a saúde do solo e produzir de forma mais sustentável e lucrativa”, diz.
Capacitação
Os participantes terão acesso a soluções práticas para problemas enfrentados nas últimas safras, como dificuldades no manejo do solo e o controle de pragas.
Entre os temas a serem discutidos, estão o controle da cigarrinha e do enfezamento do milho, com palestra ministrada pelo coordenador técnico regional da Emater-MG em Juiz de Fora, Marco Aurélio Borba Moreira. Também haverá palestra sobre plantio direto integrado com a pecuária leiteira, conduzida pelo coordenador técnico da regional da empresa em Viçosa, Rogério Jacinto Gomes.
O engenheiro agrônomo Rodrigo César Paes Barroso abordará as vantagens do uso de remineralizadores nos solos e o engenheiro bioquímico Pedro Carvalho apresentará o manejo biológico na soja e milho.
De acordo com o extensionista João Carlos Carvalho a expectativa é a de que os agricultores compreendam a importância do manejo adequado do solo e que se preparem melhor para os desafios das próximas safras.
O Solo Vivo: Inovação e Sustentabilidade terá estandes de diversas empresas do setor na região. As atividades terão início às 12h30 e as inscrições serão feitas no local.
Comentários