Ex-secretária cobrava R$ 900 por parto gratuito do SUS, revela Polícia Civil
gazetadevarginhasi
30 de mai.
2 min de leitura
Divulgação
Ex-secretária de Saúde é investigada por cobrar por cesáreas feitas pelo SUS em São Sebastião do Anta.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou nessa quinta-feira (29/5) a operação Excisio, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para apurar denúncias contra uma ex-secretária de Saúde de São Sebastião do Anta, no Vale do Rio Doce. Ela é suspeita de exigir pagamento de gestantes para realização de cesarianas em hospital conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil de Inhapim, começaram após uma denúncia anônima apontar que a ex-servidora cobrava valores indevidos para que as pacientes tivessem acesso aos procedimentos obstétricos. Um dos relatos mais impactantes foi o de uma vítima que teria sido pressionada a pagar R$ 900, mesmo após ter sido informada pelo hospital que o parto seria gratuito.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Guilherme Lincoln Rocha Pereira, o parto em questão foi totalmente financiado com recursos do SUS. “Esse caso reforça o compromisso da Polícia Civil com a ética, integridade e combate à corrupção em todos os níveis administrativos”, afirmou.
Durante a apuração, surgiram indícios de que outras mulheres também foram coagidas a efetuar pagamentos similares. Com base nas provas reunidas, a Justiça determinou a suspensão da investigada do cargo público, além da proibição de contato com testemunhas e a execução de mandados de busca e apreensão.
Na operação, foram recolhidos documentos e aparelhos eletrônicos, que serão analisados para esclarecer os fatos e identificar a eventual participação de outros envolvidos. A PCMG segue investigando o caso, que pode revelar a extensão de um esquema de cobrança irregular por serviços já garantidos pelo SUS.
O nome da operação, Excisio, faz referência à necessidade de retirar, de forma cirúrgica, condutas ilegais da administração pública.
Comentários