Explosão na produção: Brasil lidera crescimento global no setor automotivo
A produção de veículos no Brasil registrou crescimento de 16,5% em novembro de 2024, na comparação anual, atingindo 236,1 mil unidades fabricadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Apesar de uma queda de 5,2% em relação a outubro, atribuída ao menor número de dias úteis no mês, o setor acumulou um crescimento de 9,6% no ano, com 2,36 milhões de unidades produzidas entre janeiro e novembro.
A alta reflete fatores como expansão do crédito, aumento de renda e renovação de frotas por locadoras. O mercado doméstico marcou seu melhor novembro em dez anos, com 253,5 mil veículos comercializados, uma alta de 19,2% em comparação a novembro de 2023.
As exportações também contribuíram para o desempenho positivo, com um crescimento de 63,4% no volume embarcado no último mês, especialmente para a Argentina. Contudo, o acumulado do ano ainda apresenta queda de 3%, devido à desaceleração inicial das exportações em 2024.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, destacou que 2024 foi um ano histórico, marcado pelo maior crescimento desde 2007 e pelo anúncio do maior ciclo de investimentos do setor automotivo no Brasil: R$ 180 bilhões.
コメント