Farmácias passam a reter receita de Ozempic, Wegovy e Mounjaro
gazetadevarginhasi
26 de jun.
1 min de leitura
Divulgação
Farmácias passam a reter receitas de canetas emagrecedoras a partir desta segunda-feira.
Entrou em vigor nesta segunda-feira (23/6) a nova norma da Anvisa que obriga farmácias e drogarias de todo o país a reterem as receitas médicas para a venda de medicamentos agonistas GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”, esses produtos são amplamente utilizados no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.
A mudança foi determinada pela Instrução Normativa nº 360/2025, publicada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com prazo de 60 dias para entrar em vigor. A decisão foi tomada após o aumento significativo no uso indiscriminado dos medicamentos, inclusive para fins estéticos, o que levou ao registro de diversos eventos adversos graves.
Com o novo protocolo, a prescrição médica deverá ser feita em duas vias, e a farmácia ou drogaria deverá reter uma delas no momento da compra — modelo semelhante ao já adotado para os antibióticos. A validade da receita será de 90 dias a partir da data de emissão.
A Anvisa destaca que a medida visa proteger a saúde da população, reforçando o uso racional dos medicamentos e evitando a automedicação, especialmente em casos fora das indicações aprovadas em bula.
Comments