Feira da Agricultura Familiar reúne produtores mineiros na ALMG nesta quinta (6/2)
6 de fev.
Reprodução
A Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Emater-MG, acontece nesta quinta-feira (6/2), das 8h às 16h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento traz uma ampla variedade de produtos típicos de Minas Gerais, como queijos, doces, cafés, cachaça, mel, temperos artesanais e até sorvete de jabuticaba. A entrada é gratuita.
Realizada mensalmente desde maio de 2023, a feira se tornou um ponto de encontro para quem busca produtos frescos e de qualidade, diretamente dos agricultores familiares. Cerca de 25 barracas serão montadas, reunindo produtores de diversas regiões do estado.
Destaques da feira
🥩 Queijo Minas Artesanal da Serra do Salitre
🍯 Mel e farofas artesanais
🍶 Cachaça de Congonhas
☕ Cafés de Itapecerica e São Gonçalo do Rio Abaixo
🍬 Doces de leite de Itaguara
🍇 Produtos de jabuticaba de Sabará
🌱 Hortaliças, plantas ornamentais e conservas
A produtora Christiane Reis da Silva Ferreira, de Betim, participará pela primeira vez, levando seus temperos artesanais. "Transformamos a atividade em negócio por necessidade e está dando certo. A expectativa é a melhor possível para a feira", destaca.
Rodízio entre produtores e novas edições
🔄 Para garantir a rotatividade e atender aos próprios agricultores, a Emater-MG adota um sistema de rodízio entre os expositores ao longo do ano. Atualmente, mais de 100 produtores estão cadastrados.
Além da feira na ALMG, a Emater-MG realiza eventos similares em outras regiões da capital e municípios vizinhos. O projeto, financiado pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e incentivar o consumo de produtos regionais.
📆 Para 2025, a expectativa é a realização de aproximadamente 30 feiras da agricultura familiar em Belo Horizonte e região.
Comments