top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Fiscalizações da Piracema em Minas resultam em apreensão de mais de 3 toneladas de peixe

  • 3 de mar.
  • 2 min de leitura
Fiscalizações da Piracema em Minas resultam em apreensão de mais de 3 toneladas de peixe
Divulgação
Mais de 3 toneladas de pescado são apreendidas em Minas durante período de defeso da Piracema.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), divulgou o balanço das fiscalizações realizadas durante a Piracema, entre 1º de novembro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026.

Durante o período, foram realizadas 23 operações em diferentes regiões do estado, incluindo a operação especial Nativus, de caráter estratégico e abrangência ampliada. Ao todo, foram apreendidos mais de três mil quilos de pescado, além de 522 redes de pesca, 72 tarrafas, 40 varas ou caniços, 18 molinetes ou carretilhas e quatro embarcações utilizadas de forma irregular.

As ações resultaram em 289 autos de fiscalização, 178 autos de infração e 20 autos de notificação. O volume de materiais recolhidos evidencia a intensidade da fiscalização e a prioridade do Estado em combater a pesca ilegal durante o período mais sensível para a reprodução das espécies.

A Piracema ocorre quando diversas espécies de peixes migram rio acima para se reproduzir. A legislação ambiental restringe ou proíbe a pesca neste período, garantindo a reposição dos estoques e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A captura irregular compromete o ciclo reprodutivo, reduz a população de peixes e pode gerar impactos econômicos e ambientais de longo prazo.

O Sisema reforça que as fiscalizações têm caráter preventivo e repressivo, orientando pescadores profissionais e amadores sobre as regras vigentes. A presença das equipes em rios, lagos e represas é fundamental para assegurar o cumprimento da legislação e fortalecer a cultura da pesca responsável.

O balanço final das operações demonstra o compromisso do Estado com a proteção dos recursos pesqueiros e a conservação da fauna aquática, contribuindo para a sustentabilidade dos ecossistemas hídricos e garantindo que futuras gerações possam usufruir da riqueza natural dos rios mineiros.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page