Floresta Nacional de Brasília busca voluntários para restaurar fauna e flora após queimadas"
A administração da Floresta Nacional de Brasília emitiu um comunicado na segunda-feira (9) convocando a sociedade civil e organizações para ajudar na recuperação da fauna e flora locais. A medida vem após intensas queimadas que devastaram 45,85% dos 5,6 mil hectares da área em apenas cinco dias.
Além de voluntários em geral, a administração solicita a participação de veterinários, especialistas da área ambiental e pessoas capacitadas para manusear equipamentos florestais, como motosserras. As principais atividades incluem a revitalização de trilhas e a logística para fornecer água e alimentos aos animais sobreviventes.
O suporte à fauna deve continuar até o início da temporada de chuvas, quando as condições naturais podem começar a melhorar. A distribuição de alimentos e água, juntamente com o monitoramento por câmeras, é fundamental para reduzir os impactos ambientais até que o ecossistema se regenere. A preservação da fauna e a prevenção de novos focos de incêndio são as principais prioridades.
Os interessados em participar devem comparecer na quarta-feira (11), às 11h, na sede da Floresta Nacional de Brasília, em Taguatinga (DF), onde os detalhes das operações serão discutidos.
Comments