top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Força-Tarefa da Polícia Civil prende suspeito de ameaçar deputadas estaduais de Minas Gerais

Uma operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar (PMMG), Ministério Público (MPMG) e o Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), em colaboração com o Gaeco de Pernambuco, resultou na prisão preventiva, nesta terça-feira, 07, de um indivíduo acusado de realizar ameaças de estupro e morte contra as deputadas estaduais Lohanna Souza França Moreira (PV) de Oliveira, Bella Gonçalves (PSOL) e Beatriz Cerqueira (PT).

A investigação, iniciada em agosto de 2023 pelo Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes da PCMG, revelou que as ameaças foram tramadas e executadas em fóruns e grupos na internet conhecidos como “chans”. Nestes ambientes, os participantes incitavam violência, pedofilia e necrofilia, compartilhando imagens de estupro, assassinato e mutilação, além de conteúdo de abuso sexual infantil.

Como parte das medidas cautelares, foram apreendidos diversos dispositivos de informática nas residências de outros investigados nas fases anteriores da operação.
Após diligências cibernéticas avançadas e trabalho de campo, a força-tarefa identificou parte dos usuários envolvidos nos “chans” e o principal líder do grupo, conhecido pelos pseudônimos “Leon” e “Grow”. Ele é suspeito de ameaçar as parlamentares mineiras e coagir adolescentes a se automutilarem e enviar fotos nuas.

A operação, denominada Di@na, em homenagem à deusa da caça e protetora das mulheres e crianças da mitologia, simboliza a luta contra crimes cibernéticos. O suspeito, detido e apreendido com computadores, telefones e pen drives, será encaminhado ao sistema prisional de Minas Gerais para responder ao processo judicial.

FONTE: Onda Poços

Comments


bottom of page