Ford encerra produção no Brasil, mas volta ao lucro focando em SUVs e picapes importados
Três anos após encerrar a produção de veículos no Brasil, a Ford voltou a registrar lucro na América do Sul. Em 2021, a montadora americana fechou suas fábricas no país, como parte de uma estratégia para se concentrar em segmentos mais rentáveis, como SUVs, picapes e veículos comerciais leves. A decisão, que resultou na saída do mercado de carros populares, foi crucial para reverter os prejuízos acumulados na região.
Segundo Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul, a mudança permitiu que a empresa se reposicionasse no mercado, mesmo com uma queda significativa no número de licenciamentos e na participação de mercado, que despencou de 8,1% em 2019 para cerca de 1% em 2023. Apesar disso, a Ford manteve e ampliou sua equipe de engenheiros no Brasil, focada no desenvolvimento de novas tecnologias para os veículos da marca.
Com essa nova estratégia, as vendas da Ford no Brasil cresceram 67% entre janeiro e julho de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior, mostrando que a empresa está conquistando um público mais seleto com sua linha de importados, como o Mustang GT Performance.
Comentários