top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

França reúne líderes europeus para debater guerra na Ucrânia e posição dos EUA

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebe nesta segunda-feira (17) líderes europeus para uma cúpula de emergência sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. A principal pauta do encontro será a mudança de postura dos Estados Unidos em relação ao conflito, após o anúncio do presidente Donald Trump sobre possíveis negociações de paz com Vladimir Putin.
Na última semana, Trump afirmou que ele e Putin concordaram em iniciar negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. No entanto, o anúncio não envolveu a Europa nem a Ucrânia, o que gerou fortes críticas dos líderes europeus.
Na quarta-feira (12), os governos de Alemanha, França, Polônia, Itália, Espanha e Reino Unido divulgaram um comunicado conjunto, exigindo que a Europa tenha participação ativa nas discussões. O documento ressalta que qualquer negociação de paz deve garantir uma “paz justa e duradoura”, tanto para a Ucrânia quanto para a segurança do continente europeu.
Macron reforçou que os europeus continuarão apoiando Kiev. “Se Trump pode realmente convencer Putin a parar a agressão contra a Ucrânia, isso é uma ótima notícia. Mas serão os ucranianos que conduzirão as discussões para uma paz sólida e duradoura. Vamos ajudá-los nessa empreitada. E nós, europeus, precisaremos fortalecer nossa segurança coletiva”, afirmou o presidente francês.
A cúpula em Paris ocorre em um momento de tensão diplomática, com a Europa temendo que os Estados Unidos façam concessões unilaterais à Rússia, sem levar em conta os interesses da Ucrânia e da União Europeia.

תגובות


Gazeta de Varginha

bottom of page