top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Fraude no SUS: servidores da Saúde são alvos de operação da PF em MG


Divulgação


Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, são alvo de operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (22 de novembro) por suposto esquema de fraude licitatória na gestão de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni e são cumpridos nesta manhã. Segundo a PF, a ação combate irregularidades na gestão de recursos públicos da Saúde em contratações realizadas no ano de 2020 no município de Almenara. Conforme a polícia, as investigações apontaram um possível conluio entre empresários e servidores da Secretaria Municipal da Saúde do município, a fim de promover o direcionamento dos certames e compras públicas para uma determinada empresa.

"Foram constatadas irregularidades nos procedimentos licitatórios, tais como a apresentação de documentação extemporânea, montagem de orçamentos e propostas, repetição de falhas ortográficas em documentos de empresas diversas, indicativos de execução incompleta dos contratos, simulação de cotação de preços, dentro outros indícios", informou a PF.

Segundo a polícia, as apurações prosseguem com a análise do material apreendido durante a operação. Se comprovada a fraude, os envolvidos podem responder por crimes de dispensa de licitação, sem observância das formalidades legais, fraude em licitação com combinação para frustrar o caráter competitivo do certame, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Fonte: O Tempo

Comentarios


bottom of page