top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Fraudes crescem quase 30% em 2025 e atingem 7 milhões de tentativas no Brasil

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de out.
  • 1 min de leitura

ree
O Brasil registrou um aumento expressivo nas tentativas de fraude no primeiro semestre de 2025. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, foram contabilizadas quase 7 milhões de ocorrências em todo o país, representando um crescimento de 29,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Na prática, isso significa que uma tentativa de fraude ocorre a cada 2,3 segundos no território nacional.
A maioria dos casos foi identificada na região Sudeste, que concentrou 47,6% de todas as tentativas de fraude digital evitadas no Brasil. Apenas no estado de São Paulo, foram mais de 1,9 milhão de ocorrências, equivalente a 27,5% do total nacional. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, com 656,1 mil casos, e Minas Gerais, com 607,4 mil registros. O Espírito Santo, embora tenha o menor número absoluto da região (125,8 mil), apresentou o maior crescimento proporcional, com alta de 31,1%.
Ainda de acordo com o levantamento, 50% das tentativas de fraude tinham como principal alvo bancos e cartões de crédito — setores que seguem sendo os preferidos dos criminosos digitais.
Diante do crescimento desse tipo de crime, especialistas reforçam algumas medidas simples de segurança que ajudam na prevenção:
  • Apagar ou rasgar etiquetas com dados pessoais antes de descartar documentos ou pacotes;
  • Evitar o descarte de envelopes bancários no lixo comum;
  • Monitorar constantemente movimentações financeiras e notificações dos bancos;
  • Ativar alertas de segurança nos aplicativos de instituições financeiras.
As autoridades destacam a importância da vigilância digital constante, especialmente diante da sofisticação das estratégias utilizadas por fraudadores.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page