
O tabagismo continua sendo uma das maiores ameaças à saúde pública, e uma nova pesquisa da Universidade de Londres trouxe dados alarmantes sobre o impacto do cigarro na expectativa de vida. Segundo o estudo, fumar apenas um cigarro pode reduzir a vida de uma pessoa em até 20 minutos. Isso significa que um maço com 20 cigarros pode encurtar a vida de alguém em quase 7 horas.
Os danos causados pelo tabagismo são cumulativos, com riscos que vão desde doenças respiratórias até câncer de pulmão ou laringe. O estudo também identificou diferenças de impacto entre os gêneros: enquanto um cigarro reduz em média 7 minutos de vida para os homens, o número sobe para 22 minutos entre as mulheres.
De acordo com Sarah Jackson, pesquisadora principal, os fumantes frequentemente subestimam o impacto do cigarro. “Em média, fumantes que não param de fumar morrem 10 anos mais jovens do que os não fumantes. São 10 anos de momentos preciosos perdidos, que poderiam ser vividos com familiares e amigos,” destacou.
Parar de fumar: ganhos imediatosA pesquisa enfatiza que quanto mais cedo uma pessoa parar de fumar, maior será a expectativa de vida. “Por exemplo, se um fumante que consome 10 cigarros por dia deixar de fumar em 1º de janeiro, ele pode evitar a perda de:
1 dia de vida até 8 de janeiro;
1 semana de vida até 20 de fevereiro;
1 mês de vida até 5 de agosto.
댓글