top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

G20 Discute Ações para Fortalecer a Conexão Entre Escolas e Comunidades em Encontro no Brasil

G20 Discute Ações para Fortalecer a Conexão Entre Escolas e Comunidades em Encontro no Brasil
Fortalecer a conexão entre escolas e comunidades foi o tema da última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação, realizada nesta terça-feira (29) em Fortaleza. Participaram representantes do setor educacional, coordenados pelo assessor especial do Ministério da Educação (MEC), Francisco Souza, que destacou a necessidade de tratar temas relevantes para as realidades das escolas em diferentes países.

"A proposta foi focar em temas que abordassem de forma prática o engajamento entre escola e comunidade, algo que tentamos realizar durante a presidência brasileira,” afirmou Souza. Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas de diferentes países, com o objetivo de inspirar boas práticas.

Nesta quarta-feira (30), professores e estudantes apresentarão projetos que têm feito a diferença. Entre os destaques está o de Thando Ntintili, aluno da Toli Senior Secondary School, na África do Sul, que participou de um projeto de engajamento comunitário para melhorar a qualidade da água de um rio local. A iniciativa resultou em acesso a água potável para 500 pessoas e rendeu à escola o reconhecimento nacional.

“O conceito de engajamento escola-comunidade representa a ideia de que a escola não deve estar isolada da comunidade. Muitos professores já buscam incluir o contexto local no aprendizado, o que enriquece a educação”, acrescentou Francisco Souza.

Crise de Aprendizagem e Compromisso GlobalA reunião contou com a presença do Unicef, cujo tema foi a crise de aprendizagem. A diretora Global de Educação do Unicef, Pia Rabello Britto, enfatizou a gravidade do problema: sete a cada dez crianças com 10 anos não conseguem ler uma frase básica. Britto defendeu a importância do ambiente seguro e da proximidade da escola com a comunidade para reduzir o abandono escolar, especialmente entre meninas.

O compromisso político dos países do G20 é fundamental para transformar a educação, segundo Britto. “O G20 reúne alguns dos países mais poderosos do mundo, que podem impulsionar essa agenda educacional de forma significativa.”

Iniciativa Brasileira de Engajamento Escola-ComunidadeO Brasil também apresentou o programa Escola e Comunidade (Proec), lançado pelo MEC em agosto, visando fortalecer a participação comunitária nas escolas. A secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, explicou que o programa apoiará mais de 22 mil escolas com baixo nível socioeconômico, promovendo ações desenvolvidas com a participação de estudantes, profissionais de educação e suas famílias, com investimento de R$ 60 milhões em 2024.

Próximos Passos do G20As discussões do GT de Educação serão integradas ao documento final do G20, a ser apresentado na Cúpula de Líderes, marcada para novembro de 2024, no Rio de Janeiro. O G20 é composto por países que representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e aproximadamente dois terços da população mundial.
Fonte: Agência Brasil

Comentarios


bottom of page