Os líderes do Grupo dos Sete (G7) comprometeram-se a intensificar os esforços contra a desnutrição global, destacando que a invasão da Ucrânia pela Rússia agravou os problemas alimentares mundiais. O projeto de declaração, divulgado nesta sexta-feira (14), introduz a Iniciativa de Sistemas Alimentares da Puglia (ISAP), destinada a superar barreiras estruturais à segurança alimentar e nutricional.
A ISAP, nomeada em homenagem à região italiana que acolhe a cúpula, focará nos países de baixo rendimento, com especial ênfase em projetos na África. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, destacou a importância de apoiar o continente africano para resolver as causas profundas da migração ilegal para a Europa.
Além disso, as potências ocidentais se comprometeram a melhorar o espaço fiscal para a segurança alimentar, incluindo a redução dos custos dos empréstimos para as nações mais pobres através de mecanismos como as trocas de dívidas.
No entanto, a iniciativa enfrentou críticas de grupos agrícolas africanos, que alegaram não ter sido consultados. Ibrahima Coulibaly, Presidente da Rede de Camponeses e Produtores Agrícolas da África Ocidental, destacou a necessidade de envolver os pequenos produtores e garantir que o financiamento chegue a eles, promovendo abordagens mais diversificadas e ecológicas.
fonte:CNN
Comments