top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Golpistas se passam por defensores públicos e cobram por serviços gratuitos, alerta DPMG

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de jun.
  • 1 min de leitura


Golpistas se passam por defensores públicos e cobram por serviços gratuitos, alerta DPMG
Divulgação

Defensoria Pública de Minas alerta para golpes com uso indevido do nome de defensores.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou de reportagem exibida no Jornal Nacional, no último sábado (31/5), com o objetivo de alertar a população sobre um golpe que tem atingido assistidos em diversos estados do país. O crime consiste na ação de estelionatários que se passam por defensores públicos para cobrar por serviços que são, por lei, totalmente gratuitos.

Segundo a reportagem, há registros de vítimas em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal. Os criminosos utilizam aplicativos de mensagens para entrar em contato com os assistidos, alegando que é necessário realizar pagamentos para obtenção de indenizações ou para liberação de valores referentes a acordos judiciais. Em muitos casos, os golpistas acessam informações reais sobre processos e defensores públicos para dar aparência de legitimidade às abordagens.

A DPMG reforça que, embora seus profissionais possam eventualmente enviar mensagens para comunicar datas de audiências ou andamentos processuais, nunca realizam cobranças de valores. Todos os serviços prestados pela Defensoria são gratuitos e assegurados por lei à população em situação de vulnerabilidade.

Em caso de contato suspeito, a orientação é procurar imediatamente os canais oficiais da Defensoria Pública para verificar a autenticidade da comunicação e receber as orientações corretas sobre como proceder.
Fonte: DPMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page