Governador vistoria áreas que sofreram com deslizamentos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Vale do Aço
gazetadevarginhasi
14 de jan.
2 min de leitura
Reprodução
O governador Romeu Zema esteve nesta segunda-feira (13/1) no Vale do Aço para acompanhar os trabalhos de resgate e o apoio às famílias afetadas pelos deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas em Santana do Paraíso e Ipatinga durante o fim de semana.
Zema percorreu os bairros atingidos ao lado do coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de representantes das Forças de Segurança e prefeituras locais. Ele visitou famílias das vítimas, acompanhou os trabalhos das equipes de resgate e verificou a assistência oferecida aos desabrigados, que estão sendo acolhidos no abrigo temporário montado no estádio Ipatingão.
Chuvas deixam vítimas e desabrigados
Das 11 mortes registradas, dez ocorreram em Ipatinga, incluindo cinco pessoas de uma mesma família, e uma em Santana do Paraíso. Ao menos 150 pessoas ficaram desalojadas e outras 37 estão desabrigadas em Ipatinga. As chuvas intensas também deixaram uma pessoa ferida na cidade.
As autoridades locais têm se empenhado em oferecer suporte técnico e logístico para o enfrentamento da situação, com a instalação de um posto de comando de operação, o envio de maquinário pesado e equipes especializadas para organizar os esforços de resposta e ajuda humanitária.
Operação de resgate e assistência
Desde os primeiros alertas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem atuado continuamente, enfrentando as dificuldades de acesso às áreas afetadas e as condições adversas dos deslizamentos. A Defesa Civil Estadual também permanece em alerta, reforçando os cuidados devido à previsão de mais chuvas na região.
As Forças de Segurança mobilizaram equipes da Cedec, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para realizar resgates e prestar assistência. Já a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública autorizou a participação de 80 detentos nos trabalhos de limpeza nas áreas atingidas, com supervisão de policiais penais.
Doações para os atingidos
A população pode contribuir com doações de água, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. Um ponto de arrecadação foi montado na sede da Região Integrada de Segurança Pública (Risp), no bairro Veneza, em Ipatinga.
Enquanto isso, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) segue trabalhando na liberação total da MG-232, que já está parcialmente aberta em esquema de pare e siga.
Comentários