Governo aumenta efetivo no combate às queimadas para 3,5 mil profissionais, com foco na Amazônia e Cerrado
O número de profissionais envolvidos no combate às queimadas no Brasil quase dobrou entre 2 e 22 de setembro de 2024, passando de 1,6 mil para 3,5 mil, de acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto. O aumento de 118% no efetivo abrange agentes do Ibama, ICMBio, Força Nacional de Segurança Pública e Forças Armadas. A expansão dos esforços de combate às queimadas foi concentrada em áreas críticas como o Pantanal, Amazônia e Cerrado.
Durante uma reunião coordenada pela Casa Civil, representantes de diversos ministérios e órgãos federais discutiram estratégias para intensificar a atuação nas regiões afetadas. O ministro Rui Costa destacou que as próximas reuniões, com participação de corpos de bombeiros e autoridades estaduais, serão realizadas de forma virtual, com o objetivo de garantir uma operação mais coordenada e eficaz.
As reuniões, que envolverão secretarias estaduais de Meio Ambiente, Segurança Pública e Defesa Civil, além de ministérios do Meio Ambiente, Justiça, Defesa e Integração, buscarão fortalecer a resposta conjunta aos incêndios, garantindo um acompanhamento mais preciso e eficiente das ações em campo.
Comments