Governo autoriza uso das Forças Armadas para segurança nas Eleições 2024
O governo federal publicou nesta segunda-feira (9) um decreto autorizando o uso das Forças Armadas para garantir a segurança das Eleições Municipais de 2024. De acordo com o texto, as áreas e o período de atuação das tropas serão definidos conforme as diretrizes estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Defesa, José Múcio, e pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antonio Amaro.
As eleições ocorrerão nos dias 6 e 27 de outubro em 5.568 municípios, com mais de 115 milhões de brasileiros aptos a votar para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Brasília e Fernando de Noronha, por não serem municípios, estão fora deste pleito. O segundo turno ocorrerá somente em cidades com mais de 200 mil eleitores e quando nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos válidos.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, enfatizou em julho a importância da realização de eleições livres, auditáveis, transparentes e eficientes, destacando a relevância do sistema eletrônico de votação, em uso desde 1988.
Kommentarer