top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo brasileiro reativa exigência de visto para americanos, canadenses e australianos

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de abr.
  • 1 min de leitura
Governo brasileiro reativa exigência de visto para americanos, canadenses e australianos
Divulgação
Visto volta a ser exigido para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10).

Brasília – A partir desta quinta-feira (10), cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos passam a precisar de visto para entrar no Brasil, conforme decreto do Executivo publicado em 2023. A medida segue o princípio da reciprocidade, já que esses países não oferecem isenção a turistas brasileiros.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro está em negociação com os três países para firmar acordos bilaterais de isenção de vistos. “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade”, reforçou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dados da Embratur mostram que, apenas em 2024, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos EUA, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália. Agora, visitantes desses países devem solicitar o visto eletrônico no site eVisa, mediante taxa de US$ 80,90 (cerca de R$ 479), com validade de até 90 dias.

Apesar da entrada em vigor da exigência, o Senado aprovou em março um projeto que suspende a obrigatoriedade para esses três países, além do Japão. O texto, no entanto, ainda aguarda análise na Câmara dos Deputados.

No caso do Japão, a isenção mútua de vistos para viagens de até 90 dias já está em vigor desde setembro de 2023, válida por três anos, após acordo bilateral firmado entre os dois governos.
Fonte: Agência Brasil

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page